Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1252
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Dalmo Rodrigues da (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Correia, Helder Lins | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-26T21:56:28Z | - |
dc.date.available | 2022-04-26T21:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Helder Lins. A utilização de jogos para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientador: Dalmo Rodrigues da Silva. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1252 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende investigar, analisar e abrir espaço para a reflexão sobre o ato de jogar para aprender conceitos científicos básicos do ensino fundamental. Busca-se isto através de uma pesquisa bibliográfica. O ato de jogar foi descrito pelos autores estudados como uma importante fonte de aprendizagem e um possível método de ensino. Pode-se entender, portanto, que os currículos escolares deveriam ser redimensionados de modo que contemplem rotinas de jogos que sejam respeitados como uma possibilidade metodológica séria para o processo de ensino-aprendizagem de ciências. A educação e a pedagogia têm passado por grandes transformações nos últimos séculos. Novas práticas e teorias têm sido utilizadas e debatidas buscando os melhores resultados e, principalmente, uma educação de maior qualidade. Muito se escreveu sobre a utilização de jogos como parte do arsenal educacional, como aponta PRADO, HUIZINGA e ALVES de tal sorte que faz-se necessário uma revisão de literatura crítica e cuidadosa acerca dos trabalhos com maior relevância no tema especificado. Este artigo tem como o objetivo, portanto, de ser uma análise de como os jogos em geral são capazes de influenciar na aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e não uma pesquisa sobre os benefícios específicos de um jogo pré-estabelecido. | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.title | A utilização de jogos para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Helder Lins Correia_0010602.docx.pdf | 722.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.