Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)-
dc.contributor.authorSilva, Joice Souza e-
dc.date.accessioned2022-04-26T22:00:15Z-
dc.date.available2022-04-26T22:00:15Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Joice Souza e . A ação pedagógica no desenvolvimento da psicomotricidade na Educação Infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1259-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO tema deste trabalho monográfico é a ação pedagógica no desenvolvimento da psicomotricidade na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 6 meses. Investigou-se o seguinte problema: Como ocorre a construção da psicomotricidade como ação pedagógica na Educação Infantil? Cogitou-se a seguinte hipótese: se os educadores conseguem compreender as falhas no processo de ensino e aprendizagem que decorrem de atrasos relacionados à falta da psicomotricidade na vida dos alunos, é possível planejar aulas que possibilitem o amplo desenvolvimento psicomotor das crianças. À medida que a criança se desenvolve, e quanto mais situações vivencia, melhor o controle de seu corpo, de sua percepção, sendo a escola um ambiente que oferece oportunidades de experiências psicomotoras contributivas para essa construção pela ação pedagógica. O objetivo geral é analisar como se dá a construção da psicomotricidade como ação pedagógica na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: demonstrar o desenvolvimento da psicomotricidade no desenvolvimento infantil e suas contribuições na ação pedagógica; abordar as dificuldades enfrentadas pelas crianças com a escassez de atividades que desenvolvem a psicomotricidade no âmbito escolar; identificar como a psicomotricidade auxilia na construção do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo devido ao que a psicomotricidade proporciona para a Educação Infantil, mostrando a necessidade de trabalhar a psicomotricidade como ação pedagógica no âmbito escolar em prol do desenvolvimento da criança, para a ciência, é relevante por possibilitar reflexões acerca de suas contribuições das práticas psicomotoras no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se um método que auxilia o educador, agrega à sociedade, sendo imprescindível que a psicomotricidade seja uma ferramenta que estimule as habilidades e o desenvolvimento do ser humano, fazendo com que a ideia do seu uso no dia a dia do indivíduo, avance a cada dia, pois é necessário em todas as áreas da vida do ser humano e trazem resultados significativos no aprendizado e desenvolvimento.pt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA ação pedagógica no desenvolvimento da psicomotricidade na Educação Infantil.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joice Souza e Silva_0009144.pdf630.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.