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https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1270
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Gomes, Maria do Socorro da Costa Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-26T22:05:07Z | - |
dc.date.available | 2022-04-26T22:05:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Maria do Socorro da Costa Lima. A relevância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1270 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata sobre a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, proporcionam diversas vantagens e contribuem para a formação do indivíduo, tal como estimular o desenvolvimento construtivo e a vida social. Através do brincar acontece uma interação com o meio e relaciona-se diretamente com a aprendizagem, logo, a criança brincando aprende de forma lúdica e brinca aprendendo. Seu objetivo é investigar a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada por meio de revisão bibliográfica, focado em verificar se as atividades as quais acarretam teor lúdico são capazes de interferir e atuar positivamente no processo de desenvolvimento do aluno, se contribuem para a formação física, social, psicossocial e na inserção de um ser cidadão crítico em determinada sociedade. A pesquisa bibliográfica visou responder a seguinte questão norteadora: A problematização deste trabalho é saber se a ludicidade, jogos e brincadeiras no ambiente escolar, da Educação Infantil, contribuem para o desenvolvimento de aprendizagem? Foram selecionados trabalhos que procuravam explicar sobre o assunto os quais estavam nos idiomas português. Diante do exposto percebe-se que diversos autores e pesquisadores possuem unanimidade ao relatarem e apresentarem argumentos acerca dos jogos e brincadeiras, que é extrema importância para adquirir conhecimento e desenvolver a personalidade. Constata-se a relevância de jogos e brincadeiras na vida da criança, além do lazer e diversão, capacitando a mesma para que possua atitudes cooperativas, desenvolvida e autônomas. Desenvolve-se também o pensamento acerca da importância que uma orientação qualificada, podendo propiciar desempenho de educação. Ademais, a prática das brincadeiras em ambiente escolar, permite ao educando ser um personagem ativo no seu processo de ensino, desenvolvendo por fim, sua autoconfiança. | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A relevância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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