Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1282
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Sâmela Sobreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-26T22:10:46Z | - |
dc.date.available | 2022-04-26T22:10:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sâmela Sobreira de. A afetividade no decorrer das atividades de ensino-aprendizagem na educação infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1282 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema deste trabalho monográfico é a afetividade no decorrer das atividades de ensino- aprendizagem na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 8 meses. Investigou-se o seguinte problema: Como a afetividade no decorrer das atividades de ensino e aprendizagem na Educação Infantil contribui para melhor qualidade da educação? Cogitou-se a seguinte hipótese: As interações que são estabelecidas em sala de aula poderão contribuir ou atrapalhar na execução de todas as atividades didático-pedagógicas, e nesta pesquisa se considerará que a melhor maneira de se resolver dificuldades didático-pedagógicas na Educação Infantil seja investir a afetividade. O objetivo geral é analisar a afetividade no decorrer das atividades de ensino e aprendizagem na Educação Infantil que contribui para um ensino de melhor qualidade. Os objetivos específicos são: Compreender a relevância da afetividade na sala de aula; apontar os principais desafios à criação de um ambiente favorável para o ensino e aprendizagem proativo; identificar atitudes afetivo-efetivas ao ensino; relacionar as contribuições de Wallon e Vygotsky sobre a afetividade para melhorar o processode ensino e aprendizagem. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo devido anecessidade de desenvolver reflexões acerca das relações afetivas que podem ser estabelecidas no desenvolvimento infantil e suas respectivas implicações no ensino e na aprendizagem; paraa ciência, é relevante porque oferece um vislumbre extra sobre a afetividade na dimensão da educação infantil; agrega à sociedade pelo fato de qualificar o processo de ensino- aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A afetividade no decorrer das atividades de ensino-aprendizagem na educação infantil. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sâmela Sobreira de Oliveira_0009752.pdf | 510.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.