Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1282
Título: | A afetividade no decorrer das atividades de ensino-aprendizagem na educação infantil. |
Autor(es): | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Oliveira, Sâmela Sobreira de |
Palavras-chave: | Afetividade Ensino-aprendizagem Educação infantil |
Data do documento: | 19-Abr-2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Sâmela Sobreira de. A afetividade no decorrer das atividades de ensino-aprendizagem na educação infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Resumo: | O tema deste trabalho monográfico é a afetividade no decorrer das atividades de ensino- aprendizagem na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 8 meses. Investigou-se o seguinte problema: Como a afetividade no decorrer das atividades de ensino e aprendizagem na Educação Infantil contribui para melhor qualidade da educação? Cogitou-se a seguinte hipótese: As interações que são estabelecidas em sala de aula poderão contribuir ou atrapalhar na execução de todas as atividades didático-pedagógicas, e nesta pesquisa se considerará que a melhor maneira de se resolver dificuldades didático-pedagógicas na Educação Infantil seja investir a afetividade. O objetivo geral é analisar a afetividade no decorrer das atividades de ensino e aprendizagem na Educação Infantil que contribui para um ensino de melhor qualidade. Os objetivos específicos são: Compreender a relevância da afetividade na sala de aula; apontar os principais desafios à criação de um ambiente favorável para o ensino e aprendizagem proativo; identificar atitudes afetivo-efetivas ao ensino; relacionar as contribuições de Wallon e Vygotsky sobre a afetividade para melhorar o processode ensino e aprendizagem. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo devido anecessidade de desenvolver reflexões acerca das relações afetivas que podem ser estabelecidas no desenvolvimento infantil e suas respectivas implicações no ensino e na aprendizagem; paraa ciência, é relevante porque oferece um vislumbre extra sobre a afetividade na dimensão da educação infantil; agrega à sociedade pelo fato de qualificar o processo de ensino- aprendizagem. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1282 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sâmela Sobreira de Oliveira_0009752.pdf | 510.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.