Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1287
Title: A relação afetiva no cotidiano da educação infantil: uma abordagem direta na relação professor e aluno.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Lima, Zaine Santana
Keywords: Afetividade
Ensino-aprendizagem
Educação infantil
Issue Date: 19-Apr-2022
Citation: LIMA, Zaine Santana. A relação afetiva no cotidiano da educação infantil: uma abordagem direta na relação professor e aluno. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O tema deste trabalho monográfico é a relação afetiva no cotidiano da Educação Infantil pela perspectiva direta na relação professor-aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 8 meses. Investigou-se o seguinte problema: Considerando todos os seus desafios e entraves, quais são os benefícios mais importantes vinculados ao uso didático-pedagógico da afetividade como estratégia qualificadora do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil? Cogitou-se a seguinte hipótese: A priori, considera-se que o manifestar assertivo da afetividade no decorrer de todas as relações que são estabelecidas entre os educadores e os discentes no decorrer do processo de ensino e aprendizagem irão facilitar a realização de todos os atos didático-pedagógicos. Assim acontece, porque implica no emergir de um clima interacional bastante favorável ao executar ações interativas essenciais durante o processo de ensino e aprendizagem, independentemente dos fins pedagógicos. O objetivo geral é compreender como a relação afetiva no cotidiano da Educação Infantil, numa abordagem direta na relação professor-aluno, pode ser estabelecida entre os educadores e os discentes na Educação Infantil, com o intuito de compreender os desafios e entraves que lhe circundam, além de todos os seus prováveis benefícios para o constituir um processo de ensino e aprendizagem eficaz. Os objetivos específicos são: destacar em quais princípios a afetividade na escola se fundamenta, visando reconhecer os seus pormenores básicos de maneira clara, direta e precisa; apontar as principais vantagens associadas ao uso da afetividade em sala de aula, com o intuito de reforçar os seus prováveis benefícios para o constituir de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade; e. entender os desafios comuns que, na prática da afetividade, se enfrentam no ambiente escolar. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo porque as contribuições da afetividade na qualificação de qualquer estratégia didático-pedagógica são importantes para que cumpra melhor os seus atos de ensino- aprendizagem; para a ciência, é relevante porque reforça a premissa de qualquer atividade de ensino-aprendizagem deve ocorrer de forma significativa em todas as fases da Educação Básica; agrega à sociedade pelo fato de possibilita que o aluno desenvolva independência e interações psicoafetivas de qualidade na escola.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1287
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zaine Santana Lima_0009733.pdf497.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.