Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/130
Title: Diabetes mellitus tipo 2: doenças da polpa dentária, aspectos imunológicos e cuidados durante o tratamento endodôntico
Authors: Salles, Loise Pedrosa (Orientador)
Duarte, Alexandra Leal
Keywords: diabetes mellitus
hiperglicemia
endodontia
Issue Date: 15-Apr-2019
Citation: DUARTE, Alexandra Leal. Diabetes mellitus tipo 2: doenças da polpa dentária, aspectos imunológicos e cuidados durante o tratamento endodôntico. Orientador: Loise Pedrosa Salles. 2018. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: A literatura científica indica existir um aumento da prevalência de lesões periapicais em pacientes diabéticos, com diminuição da taxa de sucesso do tratamento endodôntico. Adicionalmente, os estudos na área demonstram uma tendência à relação entre controle glicêmico e lesões periapicais crônicas em diabéticos. Este artigo teve por objetivo revisar a literatura a respeito das manifestações endodônticas em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2), suas implicações nas doenças pulpares e periapicais, e cuidados com o portador de DM2 durante o tratamento de canais radiculares. Para alcançar este propósito, foram realizadas buscas por artigos científicos em bases de dados como Pubmed, Lilacs e Scielo a respeito deste tema. A investigação envolveu o período do ano 2000 a 2018, foram selecionados artigos de revisão sistemática, meta-análise, cohort e pesquisa clínica randomizada. Os resultados revelaram a importância da realização de mais estudos a respeito não apenas do sucesso do tratamento endodôntico em DM2, mas também sobre o diagnóstico diferencial precoce das condições pulpares em pacientes com DM2 e dos protocolos ideais de tratamento endodôntico para estes pacientes. A DM2 parece atuar como um modificador do padrão do desenvolvimento das doenças pulpares e de resposta ao tratamento endodôntico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/130
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandra_Leal_0007076.pdf402.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.