Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/136
Title: Cuidados odontológicos em pacientes idosos portadores de diabetes mellitus
Authors: Souza, Andreia de Oliveira (Orientador)
Ribeiro, Daniel Antônio Souza
Keywords: diabetes mellitus
assistência odontológica
hipoglicemia
Issue Date: 16-Apr-2019
Citation: RIBEIRO, Daniel Antônio Souza. Cuidados odontológicos em pacientes idosos portadores de diabetes mellitus. Orientador: Andreia de Oliveira Souza. 2018. 8f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: O diabetes mellitus é uma doença sistêmica que pode apresentar repercussões na cavidade bucal e tem taxa de prevalência e co-morbidade associada ao aumento da idade do indivíduo. O envelhecimento é um processo natural e gradual, capaz de produzir limitações e alterações no funcionamento do organismo tornando o indivíduo mais vulnerável às doenças. Pacientes idosos diabéticos apresentam as manifestações clínicas e a sintomatologia bucal de acordo com o estágio clínico da doença, que depende do tipo de alteração hiperglicêmica, do controle do tratamento e do tempo decorrido do descobrimento da doença. E para melhorar sua qualidade de vida é necessário que o profissional de saúde saiba diagnosticar, prescrever e cuidar, eliminando os riscos de complicações.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/136
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel_Ribeiro_0005438.pdf401.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.