Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1384
Title: Requalificação Urbana: Uma intervenção a fim de resgatar a importância da escala do pedestre.
Authors: Bomtempo, Mariana Roberti (Orientador)
Lanner, Daniel Michels Gonçalves
Keywords: Requalificação urbana
Escala do pedestre
Neoliberalismo
Issue Date: 28-Mar-2022
Citation: LANNER, Daniel Michels Gonçalves. Requalificação Urbana: Uma intervenção a fim de resgatar a importância da escala do pedestre Orientador: Mariana Roberti Bomtempo. 2021. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Entende-se a necessidade da importância do planejamento urbano ser pensado a partir da escala do pedestre, por isso, este trabalho procurou esmiuçar, como as cidades foram afetadas no período da revolução industrial, levando-as a um processo de urbanização, até torna-las como produto, privatizando ou elitizando espaços urbanos. Por isso, diante dessa realidade, a calçada possui um valor democrático no espaço, servindo como um local, onde possa existir manifestações culturais e sociais, tornando as cidades inclusivas, mostrando a importância das pessoas se apropriarem do espaço público, de modo a não serem espaços perdidos em prol de uma especulação imobiliária. Por isso, a partir das análises feitas de modo especial, pela Jane Jacobs, torna-se necessário o resgate do real valor das calçadas como elementos integrantes do espaço urbano, nos levando até aos estudos de caso, em Curitiba, Copenhague e em Barcelona que são justamente exemplos de intervenções de calçadões, espaços esses, que servem para manifestações culturais e sociais O setor de análise em questão, encontra-se atualmente com diversos problemas de fluxo, as calçadas existentes, são invadidas pelos carros que não respeitam e prejudicam a passagem de pedestres, levando-os a utilizarem as ruas para o seu ir e vir. Percebeu-se fatores como a negligência do pedestre no setor, calçadas sem acessibilidade, um espaço com potencial de ser um grande elemento democrático, entretanto desperdiçado. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo: Criar um calçadão a fim de integrar espaços e incentivar uma maior participação democrática e social local
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Gama-DF, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1384
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Michels Gonçalves Lanner_0007403.pdf9.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.