Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1386
Title: Identidade e movimento: o hip hop no espaço urbano de Ceilândia.
Authors: Sousa, Octávio dos Santos (Orientador)
Souza, Felipe Pereira de
Keywords: Hip hop
Ceilândia
Paisagismo
Issue Date: 28-Mar-2022
Citation: SOUZA, Felipe Pereira de. Identidade e movimento: o hip hop no espaço urbano de Ceilândia . Orientador: Octávio dos Santos Sousa. 2021. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso, pretende discorrer sobre a população negra das periferias, a sua identificação com o movimento hip hop por meio dos 4 elementos (o break, o grafite, o Dj e o Mc) e o espaço urbano, que é o principal meio utilizado por essa população com a finalidade de protestos, luta por igualdade e se manifestar culturalmente. É apresentado aqui um histórico sobre o hip hop, desde o seu surgimento nos Estados Unidos, a tradução deste movimento no Brasil, até chegar na cidade de Ceilândia e os locais onde as atividades relacionadas ao movimento acontecem. Seguindo com a história de Ceilândia que é fruto do Campanha de erra- dicação de Invasões (CEI), e as dificuldades apresentadas em relação à violência, as altas distâncias percorridas entre casa e trabalho, o baixo índice de escolaridade e os poucos espaços de lazer encontrados na área, concluindo com uma proposta de intervenção escala urbana da cidade de Ceilândia, para que as atividades relacionadas ao movimento hip hop aconteçam, gerando a ação afirmativa de pertencimento ao moradores do local.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Gama-DF, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1386
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Felipe Pereira de Souza_0005866.pdf45.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.