Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1387
Title: Ilé Wa Quilombo Mesquita.
Authors: Sousa, Octávio dos Santos (Orientador)
França, Franciney Carreiro de
Keywords: Quilombo
Mesquita
Casa comunitaria
Issue Date: 29-Mar-2022
Citation: FRANÇA, Franciney Carreiro de. Ilé Wa Quilombo Mesquita. Orientador: Octávio dos Santos Sousa.. 2021. 143f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este projeto visa cumprir os requisitos para a graduação em Arquitetura e Urbanismo. O tema é Comunidade Quilombola. A comunidade escolhida é o Quilombo Mesquita, localizado no município de Cidade Ocidental, Goiás, entorno sul do Distrito Federal. Por ser um território periurbano, esta comunidade quilombola contribui para a discussão sobre os quilombos, especialmente as possíveis contribuições da arquitetura para o debate sobre os quilombos no Brasil. O trabalho está estruturado em sete tópicos principais. O Capitulo 1 aborda a definição do tema, a justificativa e a relação entre o tema e a prática profissional. O capitulo 2 apresenta um contexto histórico, um panorama da questão e o debate atual sobre as comunidades quilombolas. Entendendo as lutas dessas comunidades negras, esta pesquisa tem como objetivo apoiar e contribuir para suas histórias e construção de espaços na comunidade. Esta pesquisa estudou trabalhos acadêmicos e relatórios técnicos que demonstram que o território pertence à comunidade quilombola Mesquita há quase três séculos. O Capitulo 3 mostra alguns estudos de caso e reforça a pertinência arquitetônica, uma arquitetura comprometida com o lugar e suas referências culturais. Com base na escolha do terreno, o capitulo 4 é um estudo morfológico do entorno e da área escolhida. As diretrizes gerais, mapas e diagramas são abordados no capitulo 5 e auxiliam na concepção do projeto. O objetivo é abordar como o espaço construído pode contribuir para reforçar a identidade etnocultural da comunidade da Mesquita Quilombola, considerando suas crenças, origens, manifestações culturais, e como lutas seculares por seu território e suas tradições. Os capítulos 06 e 07 são para o desenvolvimento e concepção do projeto. Estes capítulos discutem o conceito e o partido arquitetônico, a definição de espaços, materiais, o projeto de uma casa comunitária. O resultado é um espaço aberto e convidativo que tenta refletir a história e a força desta comunidade; um espaço agregador um espaço que acolhe crianças, jovens e adultos. E lugar de múltiplas atividades, troca de conhecimentos e fortalecimento da identidade quilombolato lle Wa Quilombo Mesquita.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Gama-DF, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1387
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Franciney Carreiro de França_0011685.pdf97.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.