Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1392
Title: O ambiente do escritório na realidade da casa brasileira.
Authors: Targino, Ricardo Luiz (Orientador)
Cardoso, Marcela Carvalho Alves
Keywords: Home office
Adequação
Doméstico
Issue Date: 29-Mar-2022
Citation: CARDOSO, Marcela Carvalho Alves. O ambiente do escritório na realidade da casa brasileira. Orientador: Ricardo Luiz Targino.. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O tema apresentado para a proposta de conclusão de curso foi levado em consideração a vivencia atual em que se encontra o Brasil em meio a pandemia, o que acarretou na aceleração em especifico no modo de trabalhar, com isso o teletrabalho ou home office está fazendo parte da realidade dos trabalhadores, porem quando visto que há diferenças entre classes para a realização desde modo de trabalho, algumas não são favorecidas quando listadas a necessidade de ter aspectos adequados para a realização da função profissional. O objetivo da proposta vem a ser uma alternativa de adequação acessível para os trabalhadores que estão sujeitos a trabalhar em casa, é um espaço modular com facilidade de adaptação nos espaços, para auxiliar no desempenho das atividades profissionais, onde terá um local destinado somente a função. O estudo do tema foi baseado na análise do interior das casas brasileiras no período colonial que se deu início aos primeiros escritórios destinados aos negócios do barões do café, e ao período moderno onde os escritórios tinham um espaço considerável, quando analisados em suas plantas baixas, visto que o espaço doméstico e o escritório tinham uma aprazível junção em espaços amplos, diferenciando de uma arquitetura vernacular que traz a percepção de espaços pequenos podem se moldar as necessidades. A proposta tem como iniciativa a diminuição do impacto da junção do espaço doméstico e trabalho levando em considerações as condições dispostas no espaço de moradia para receber o espaço modular de uso especifico para o trabalho e agregando a ergonomia e conforto ambiental.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Gama-DF, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1392
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcela Carvalho Alves Cardoso_0005905.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.