Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1400
Title: Marcadores biomoleculares no manejo clínico de pacientes com leucemia mieloide aguda.
Authors: Piva, Luiza Cesca (Orientador)
Cruz, Carlos Eduardo Lima de Souza
Issue Date: 9-Nov-2021
Citation: CRUZ, Carlos Eduardo Lima de Souza. Marcadores biomoleculares no manejo clínico de pacientes com leucemia mieloide aguda. Orientador: Dra. Luiza Cesca Piva. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: A leucemia mieloide aguda (LMA) é responsável por mais de 80% dos casos de leucemia em adultos. Trata-se de uma doença multifatorial, heterogênea e diversa, com rápida evolução e de caráter maligno. Os avanços nas descobertas da sua biologia e patogênese tem possibilitado uma melhora significativa no entendimento da doença como um todo. Apesar disso, muitos mecanismos de resistência celular ao tratamento da doença surgiram e foram descobertos com o avanço do conhecimento na área. A biologia molecular e os biomarcadores têm sido estudados e analisados objetivando um emprego na análise do prognóstico de cada paciente com LMA. Essas moléculas participam de forma efetiva na evolução e desenvolvimento do câncer e são úteis na avaliação de pacientes para a escolha do melhor tratamento. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo correlacionar os principais biomarcadores na LMA com prognósticos e mecanismos de resistência a quimioterapia. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS e The Cochrane Libary, com artigos do período entre 2015 e 2021. Discussão: A pesquisa demonstrou que os diversos perfis genéticos e moleculares desta doença podem influenciar de maneiras distintas os mecanismos de resistência e alterar o prognóstico do paciente, diminuindo a sobrevida global e a resposta ao tratamento. Conclusão: Os exames para a avaliação de biomarcadores podem ser de grande utilidade nas escolhas terapêuticas de pacientes com LMA . Dessa forma, a análise biomolecular reduz o risco de adesão a terapias sem resposta, aumenta a sobrevida e conduz de forma direta e objetiva a escolha do melhor quimioterápico para os pacientes com LMA.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1400
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Eduardo Lima de Souza Cruz_0007708.pdf522.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.