Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1401
Title: Correlação e prognóstico da lesão renal aguda decorrente de pancreatite aguda grave.
Authors: Parry, Denis Carvalho (Orientador)
Costa, Carolina Mendonça
Honório, Rafaela Moreira de Souza
Issue Date: 9-Nov-2021
Citation: COSTA, Carolina Mendonça; HONÓRIO, Rafaela Moreira de Souza. Correlação e prognóstico da lesão renal aguda decorrente de pancreatite aguda grave. Orientador: Denis Carvalho Parry. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A lesão renal aguda é uma complicação comum da pancreatite aguda grave e está altamente relacionada a piores prognósticos nesses pacientes. A fisiopatologia envolvida na correlação das patologias ainda não está totalmente elucidada. Entretanto, estudos apontam fatores determinantes nesse processo, como a cascata de citocinas desencadeada pela Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica e a liberação de amilase pancreática na pancreatite aguda. Ademais, são vários os fatores de risco e fatores de agravamento que contribuem para o prognóstico de cada caso, como síndrome compartimental abdominal e doenças crônicas, respectivamente. Dessa forma, considerando as altas taxas de mortalidade dessa condição e a escassez de estudos de boa qualidade acerca do tema, o presente estudo será realizado através de uma revisão de literatura, e terá como objetivo discutir a relação entre as patologias, os fatores de risco, os marcadores diagnósticos e prognósticos, incluindo sua temporalidade, a fim de se realizar manejo terapêutico mais adequado para a condição e, consequentemente, proporcionar um prognóstico mais favorável.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1401
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Mendonça Costa_0007725_Rafaela Moreira de Souza Honório_0008285.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.