Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1404
Title: O papel da anestesia regional na fase aguda do trauma de quadril.
Authors: Blackman, Antoinette Oliveira (Orientador)
Carvalho, Edson Luiz Castro de
Silva, Iago Gouvêa do Carmo e
Issue Date: 9-Nov-2021
Citation: CARVALHO, Edson Luiz Castro de; SILVA, Iago Gouvêa do Carmo e. O papel da anestesia regional na fase aguda do trauma de quadril. Orientador: Antoinette Oliveira Blackman. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: As fraturas de quadril estão associadas a altas taxas de mortalidade e perda de funcionalidade, principalmente em idosos. O manejo dessa dor na fase aguda é usualmente feito por terapia sistêmica, conferindo má analgesia e podendo causar hipotensão e depressão respiratória. Neste contexto, a anestesia regional pode ser uma alternativa segura e vantajosa para o controle da dor, melhorando o conforto e prognóstico do paciente. Objetivo: Descrever e discutir o papel que a anestesia regional desempenha no manejo da dor na fase aguda do trauma de quadril. Metodologia: Esse estudo consiste em uma revisão sistemática. Estudos observacionais analíticos, estudos experimentais e revisões cujo assunto principal era o uso da anestesia regional na fase aguda do trauma de quadril foram incluídos. Estudos que não constavam como "Texto Completo" ou que não estavam no idioma Inglês ou Português foram excluídos. Dois investigadores realizaram a elegibilidade dos artigos. Resultados: Quatorze estudos foram incluídos. Os bloqueios se mostraram mais eficazes para controlar a dor que a analgesia sistêmica, reduzindo a necessidade adicional de opioides. Os bloqueios do nervo femoral (FNB e FONB) oferecem analgesia eficaz em todos os casos e o bloqueio da fáscia ilíaca (FIBC) ofereceu bons resultados em fraturas intracapsulares. Não foram relatadas condições ameaçadoras a vida causadas pelos bloqueios. Conclusão: A anestesia regional possui um papel relevante neste cenário por ser viável no Departamento de Emergência e oferecer um controle mais eficaz da dor, diminuindo a necessidade de analgesia adicional e reduzindo a ocorrência de efeitos adversos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1404
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edson Luiz Castro de Carvalho_0008195_Iago Gouvêa do Carmo e Silva_0008031.pdf954.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.