Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/141
Title: Correção de sorriso gengival através da técnica de gengivectomia: relato de caso
Authors: Barbosa, Ricardo dos Santos (Orientador)
Portocarrero, Helver Steve Dávila
Keywords: gengivectomia
radiografia - exames
estética - odontologia
Issue Date: 16-Apr-2019
Citation: PORTOCARRERO, Helver Steve Dávila. Correção de sorriso gengival através da técnica de gengivectomia: relato de caso. Orientador: Ricardo dos Santos Barbosa. 2018. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: Estética é muito pessoal, vai da percepção de cada pessoa e a presença do sorriso gengival pode gerar insatisfação estética, podendo afetar a autoestima. Relato de caso: paciente do gênero feminino, 24 anos de idade, insatisfeita com o seu sorriso devido à exposição excessiva da gengiva, deixando-a envergonhada e desconfortável, submetida à gengivectomia da área anterior de maxila. Antes do procedimento cirúrgico realizou-se anamnese, exames radiográficos periapicais e profundidade de sondagem entre 03 a 05 milímetros nas faces proximais e vestibulares sem sangramento gengival. A técnica escolhida foi planejada préviamente e explicada à paciente, respeitando os princípios da odontologia e a decisão da paciente, superando as expectativas ao final do tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/141
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helver_Steve_0000210.pdf849.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.