Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1411
Title: Ponte miocárdica: revisão de literatura.
Authors: Oliveira, Alessandro Fernandes de (Orientador)
Oliveira, Igor Martins
Andrade, Lucas Quintino Silva de
Issue Date: 10-Nov-2021
Citation: OLIVEIRA, Igor Martins; ANDRADE, Lucas Quintino Silva de. Ponte miocárdica: revisão de literatura. Orientador: Alessandro Fernandes de Oliveira. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: A ponte do miocárdio (PM) trata-se de uma patologia congênita coronariana onde um ou mais feixes de músculo cardíaco envolvem um segmento da artéria coronária, sendo a mais comum a artéria anterior esquerda. Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre ponte do miocárdio. Justificativa: A escassez na literatura sobre a PM objetivou a realização desse projeto. Metodologia: A pesquisa realizada neste trabalho é uma revisão integrativa de literatura. Foram realizadas buscas no PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo utilizando os descritores “myocardial bridging” e “ponte miocárdica”, sendo pesquisados apenas artigos de meta-análise e artigos de revisão. Desenvolvimento: Na maioria dos casos, a PM trata-se de uma patologia benigna e por isso bastante subdiagnosticada, mas nos pacientes sintomáticos manifestações da PM se assemelham à angina típica ou atípica e, em alguns casos, o próprio infarto agudo do miocárdio. A Cineangiocoronariografia é o exame padrão ouro para o diagnóstico da PM. Nos pacientes sintomáticos a primeira linha consiste no tratamento farmacológico utilizando betabloqueadores e bloqueadores de canais de cálcio, nos pacientes refratários estão indicados procedimentos invasivos. Considerações finais: Portanto, a PM pode resultar em quadros mais graves e até mesmo morte súbita sendo necessário a investigação desta patologia nos pacientes após a terceira década de vida com quadro clínico sugestivo, sendo recomendado para esses pacientes o início do tratamento farmacológico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1411
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Igor Martins Oliveira_0007698_Lucas Quintino Silva de Andrade_0007691.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.