Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1413
Title: Intervenções e desfechos observados na abordagem de valva aórtica bicúspide: um relato de caso.
Authors: Blackman, Antoinette Oliveira (Orientador)
Andrade, Isadora Barreto De
Issue Date: 10-Nov-2021
Citation: ANDRADE, Isadora Barreto De. Intervenções e desfechos observados na abordagem de valva aórtica bicúspide: um relato de caso. Orientador: Antoinette Oliveira Blackman. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A valva aórtica bicúspide (VAB) é a cardiopatia congênita mais comum em adultos, caracterizada pela fusão de dois de seus três folhetos semilunares. Usualmente tem curso assintomático até a faixa dos 50 a 60 anos de idade e relaciona-se a outras condições, principalmente a estenose de valva aórtica e dilatação da aorta, em graus que indicam intervenção cirúrgica. A opção terapêutica de primeira linha para a estenose aórtica importante por VAB é a valvoplastia por técnica cirúrgica convencional. Um procedimento adotado de forma cada vez mais expressiva no cenário das cirurgias valvares é o implante de bioprótese valvar aórtica transcatéter (TAVI), técnica minimamente invasiva utilizada nesse grupo de pacientes apenas em situações específicas. O presente trabalho visa identificar futura aplicabilidade do TAVI de forma plena nesses indivíduos, comparando as modalidades de intervenções existentes e possíveis desfechos que podem sobrevir após a conduta. O estudo foi embasado em um relato de caso clínico de paciente jovem assintomático, com indicação de intervenção cirúrgica. Para elaboração do projeto, após a definição problemática, foram selecionados estudos de relevância nas bases de dados eletrônicos (PubMed/MEDLINE, SciELO, LILACS), além de diretrizes terapêuticas nacionais para construir a base teórica. Em adição, serão compilados os dados clinicamente relevantes acerca do caso mencionado, desde o diagnóstico, até um ano de pós-operatório. A pesquisa traz como resultado a possibilidade futura de adaptação da técnica do TAVI para pacientes com VAB, bem como a ampliação do acesso a esse prodecimento pela população, reduzindo as taxas de complicações e de mortalidade e melhorando a qualidade de vida a longo prazo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1413
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isadora Barreto de Andrade_0007715.pdf654.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.