Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1420
Title: Hipogonadismo de inicio tardio: terapia de reposição de testosterona.
Authors: Silva, Leopoldo Penteado Nucci da (Orientador)
Mendes, José Matheus Dantas
Issue Date: 10-Nov-2021
Citation: MENDES, José Matheus Dantas. Hipogonadismo de inicio tardio: terapia de reposição de testosterona. Orientador: Leopoldo Penteado Nucci da Silva. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O hipogonadismo de início tardio (HIT) é uma condição resultante da diminuição da função testicular e dos níveis séricos de testosterona devido ao envelhecimento. Devido o envelhecimento da população no mundo, é esperado que essa condição aumente sua incidência, exigindo uma atenção por parte dos gestores e profissionais de saúde quanto ao diagnóstico, tratamento e manutenção da qualidade de vida dos indivíduos afetados. O objetivo desse estudo foi analisar na literatura os benefícios da terapia de reposição de testosterona (TRT), efeitos colaterais, indicações e contraindicações em homens com HIT. Foram identificados 113 artigos da base de dados PubMed, seguindo a sentença: elderly AND “late-onset” AND hypogonadism AND testosterone AND replacement AND therapy, utilizando os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados entre 2000- 2020, com o objetivo sobre hipogonadismo de início tardio, utilização da terapia de reposição de testosterona como tratamento, tratamento em adultos e associação entre doenças da próstata e doenças cardiovasculares com TRT. Foram selecionados 57 artigos que evidenciam a utilização da TRT para homens diagnosticados com HIT adequados aos critérios diagnósticos e que apresentem sintomatologia compatível, devendo ser feita de forma racional e consciente, sempre respeitando as necessidades e limitações do paciente. Estes mesmos estudos selecionados sugerem que não há associação entre a TRT e câncer de próstata ou aumente a incidência de doenças cardiovasculares em homens previamente hígidos. Portanto, concluiu-se que a TRT é indicada para homens que se enquadrem nos critérios diagnósticos para HIT e apresentem sintomas sem outra causa evidente, sendo ma terapia segura em indivíduos hígidos e sem contraindicações. Palavras-chave: idoso; hipogonadismo de início tardio; terapia de reposição
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1420
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Matheus Dantas Mendes_0008241.pdf.pdf761.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.