Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1426
Title: Miocardite: uma complicação cardiovascular na COVID-19.
Authors: Blackman, Antoinette Oliveira (Orientador)
Santos, Ludmilla Simeão Ferreira dos
Issue Date: 10-Nov-2021
Citation: SANTOS, Ludmilla Simeão Ferreira dos. Miocardite: uma complicação cardiovascular na COVID-19. Orientador: Antoinette Oliveira Blackman. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: O vírus SARS-CoV-2 é o responsável por desencadear a COVID-19, doença que foi declarada uma pandemia em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este vírus possui uma homologia com outros vírus responsáveis por infecções respiratórias que acometeram o mundo, o SARS-CoV e o MERS-CoV. É um betacoronavírus, que possui uma alta capacidade de mutação e recombinação. Este agente infeccioso invade as células do hospedeiro através da ancoragem de sua proteína spike à membrana da Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA 2), presente nas células pulmonares e em outros órgãos, como o coração. As manifestações da doença são muito variáveis e vão desde a infecção assintomática até a falência de múltiplos órgãos e morte. Além das complicações pulmonares, a doença pode desencadear alterações extrapulmonares como a miocardite. Objetivos: O objetivo do trabalho é descrever os aspectos gerais da miocardite, relacionando esta complicação com a COVID-19. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas PubMed/Medline, SciELO e LILACS. Foram utilizadas revisões narrativas e sistêmicas, relatos de caso e diretrizes dos últimos 8 anos. Desenvolvimento: O SARS- CoV-2 induz uma lesão imuno mediada no organismo, sendo este mecanismo importante na patogênese da doença. A miocardite é cada vez mais reconhecida como uma complicação da COVID-19 e pode resultar da lesão viral direta aos cardiomiócitos ou da resposta imune exagerada do hospedeiro. O diagnóstico é estabelecido através da história clínica detalhada, exame físico e exames complementares de imagem e laboratoriais. No entanto, ainda não foram estabelecidas diretrizes exatas para o manejo da miocardite no cenário da COVID-19, sendo o tratamento realizado individualizado para cada caso. Conclusão: A COVID-19 causa distúrbios pulmonares e extrapulmonares, sendo a miocardite uma das complicações cardiovasculares neste cenário. A exata patogenia desta lesão pelo vírus ainda é desconhecida, porém a resposta imune exagerada do hospedeiro pode ser umas das causas dessa injúria. Mais estudos que auxiliem no correto diagnostico e manejo terapêutico sobre esta condição cardíaca relacionada ao COVID-19 são necessários.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1426
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ludmilla Simeão Ferreira dos Santos_0007705.pdf667.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.