Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1432
Title: A hipnose na prática médica: uma revisão de literatura.
Authors: Martins, Humberto Machado (Orientador)
Medeiros, Pedro Thiago Macedo de
Issue Date: 10-Nov-2021
Citation: MEDEIROS, Pedro Thiago Macedo de. A hipnose na prática médica: uma revisão de literatura. Orientador: Humberto Machado Martins. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Embora ainda não haja unanimidade sobre o conceito de hipnose, o que se sabe é que existe e que pode trazer vários benefícios para quem usa e para quem é hipnotizado. Desde a sua descoberta, a hipnose está intimamente ligada com a medicina, porque a hipnose científica se inicia com Mesmer ainda no século XVIII para o tratamento de várias enfermidades com o que o médico austríaco chamou de “magnetismo animal”. Os estudos sobre o magnetismo evoluíram até que transformaram o termo na hipnose, como é conhecida atualmente. Com a morte de Charcot e o subsequente abandono de Freud em detrimento a livre associação, a hipnose entrou em declínio no início do século XX, mas devido a sua eficácia e ausência de contraindicações, após a segundaguerra mundial voltou a ser utilizada, ganhando uma força adicional na década de ouro da neurociência nos anos 90, com a possibilidade de ser estudada utilizando aparelhos de neuroimagem. Embora ainda não com muita relevância, tal como poderia ter, a hipnose vem sendo mais estudada no contexto médico e naturalmente possa vir a se tornar uma estratégia muito utilizada no futuro para o tratamento complementar de diversas doenças.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1432
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Thiago Macedo de Medeiros_0008089.pdf761.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.