Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1436
Title: O papel do exercício físico na reabilitação do paciente submetido à microdiscectomia lombar: uma revisão sistemática.
Authors: Barbosa, Marcello Oliveira (Orientador)
Pinheiro, Marcos Antônio Lima
Ferreira, Shayslon da Costa Camelo
Issue Date: 11-Nov-2021
Citation: PINHEIRO, Marcos Antônio Lima; FERREIRA, Shayslon da Costa Camelo. O papel do exercício físico na reabilitação do paciente submetido à microdiscectomia lombar: uma revisão sistemática. Orientador: Marcello Oliveira Barbosa. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A hérnia discal lombar é a principal alteração degenerativa da coluna lombar, com prevalência alta na população geral (2 a 3%), sendo também a principal causa de cirurgia na coluna vertebral. A principal técnica cirúrgica utilizada nos pacientes com essa afecção é a microdiscectomia, considerada padrão ouro. Programas de reabilitação que possuem exercícios físicos como base estão disponíveis para pacientes submetido a tal técnica. O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto clínico desses programas através de uma revisão sistemática. Os artigos utilizados são ensaios clínicos randomizados extraídos das bases de dados PubMed, Scielo e LILACS. Dos 26 artigos pré-selecionados, 9 se adequaram aos critérios PICO de elegibilidade. Tais artigos comparam a eficácia da realização de exercícios físicos com a não realização na reabilitação de pacientes adultos submetidos à microdiscectomia lombar. Parâmetros como dor, mobilidade, status funcional, status psicológico, resistência muscular, força muscular, tempo de retorno às práticas laborais e autoavaliação quanto à qualidade de vida foram analisados, através de diferentes escalas reconhecidas. O exercício físico após a microdiscectomia se mostra como importante estratégia para reduzir o tempo de retorno ao trabalho, a intensidade da dor e aumentar o status funcional e mobilidade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1436
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Shayslon da Costa Camelo Ferreira_0008242_Marcos Antônio Lima Pinheiro_0008340.pdf318.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.