Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1441
Title: Indicações e complicações da histeroscopia: uma revisão de literatura.
Authors: Dangelo, Dayse Flores Guedes (Orientador)
Bottoli, Idacir França
Sotelo, Thomas Rafael Batista
Issue Date: 11-Nov-2021
Citation: BOTTOLI, Idacir França; SOTELO; Thomas Rafael Batista. Indicações e complicações da histeroscopia: uma revisão de literatura. Orientador: Dayse Flores Guedes Dangelo. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A histeroscopia é um procedimento hospitalar essencial para avaliar patologias intrauterinas. Esse procedimento visualiza o canal endocervical, cavidade endometrial e óstios das trompas. A histeroscopia operatória abranje o uso de instrumentos eletrocirurgicos, a laser e mecânicos para tratar a patologia intracavitária e executar procedimentos de esterilização histeroscópica. Pela sua possível visualização direta da cavidade uterina viabiliza a biópsia de lesões suspeitas. Apesar de ser um procedimento invasivo, com o avanço da tecnologia é possível realizar esse procedimento ambulatorial e sem anestesia. Apesar de existirem diferentes recursos para o estudo em mulheres que apresentam alguma suspeita de anormalidade cavitária uterina, este trabalho tem como objetivo levantar as indicações e complicações associadas ao procedimento histeroscópico a partir de uma revisão de literatura. A partir da análise feita nesse trabalho conclui-se que não há consenso sobre os benefícios do uso da histeroscopia devido a escassez de estudos, em relação às complicações, elas são mínimas, sendo a maior causa de não conclusão adequada do procedimento realizado ambulatorialmente a intolerância da paciente ou dificuldade de passagem no canal cervical.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1441
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Idacir França Bottoli_0006179_Thomas Rafael Batista Sotelo_0008761.pdf713.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.