Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1444
Title: Evolução temporal previsível dos pacientes com malformação de Arnold-Chiari, impressão basilar e siringomielia.
Authors: Masini, Marcos (Orientador)
Aissami, Samira Lins
Issue Date: 11-Nov-2021
Citation: AISSAMI, Samira Lins. Evolução temporal previsível dos pacientes com malformação de Arnold-Chiari, impressão basilar e siringomielia. Orientador: Marcos Masini. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Malformação de Arnold-Chiari, siringomielia e impressão basilar são patologias classificadas como malformações occipito-cervicais e geralmente se apresentam de forma associada. Podem cursar com quadro clínico amplo, sendo sintomas comuns entre elas: sinais piramidais, distúrbios da marcha, de coordenação motora, nistagmo e cefaleia. O diagnóstico em pacientes sintomáticos se dá pela investigação das queixas relatadas. Todavia, em pacientes assintomáticos, este geralmente é feito secundário a outras afecções, tal como traumatismo crânio-encefálico. O objetivo desse trabalho é apresentar a evolução temporal das malformações occipitais com base no que já foi descrito na literatura. A metodologia utilizada para essa produção é composta por uma revisão bibliográfica obtida mediante pesquisa em bases de dados. Pôde-se perceber que pacientes que desenvolveram sintomas na infância ou mais jovens tiveram melhor desempenho clínico se comparados aos que desenvolveram os sintomas na vida adulta. Foi observado ainda que poucos doentes progridem com piora no decorrer do acompanhamento, sendo mais comum a manutenção de quadros estáveis ou regressão dos sintomas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1444
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Samira Lins Aissami_0007693.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.