Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/146
Title: Desafios emocionais ligados ao atendimento odontológico do paciente com necessidade especiais: relato de caso
Authors: Carvalho, Claudia Cristiane Baiseredo (Orientador)
Henriques, Laryssa Macêdo Bittencourt
Morais, Nayara Neves de
Keywords: atendimento humanizado - odonto
desafio emocional - odonto
autismo - odonto
Issue Date: 16-Apr-2019
Citation: HENRIQUES, Laryssa Macêdo Bittencourt; MORAIS, Nayara Neves de. Orientador: Claudia Cristiane Baiseredo de Carvalho. 2018. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: Devido a pluralidade de pacientes que adentram os consultórios odontológicos diariamente, lidar com portadores de necessidades especiais é uma realidade cada vez mais frequente para os cirurgiões-dentistas, o presente estudo relata paciente portadora de transtorno do Espectro Autista que apresentou severas dificuldade interativas, causando transtornos e dificuldades no atendimento, que se tratava de uma simples avaliação onde foi feita a profilaxia e também foi constatada a necessidade de aplicação de Verniz Fluoretado (Duraphat) no dente 36, enfatiza-se que as expectativas técnicas e ansiedades dos profissionais precisaram ser superadas, sendo feito portanto, o atendimento possível respeitando as limitações da paciente. A pouca colaboração da mesma e as constantes estereotipias ocorridas no consultório evidenciaram alguns desafios emocionais enfrentados pelos cirurgiões-dentistas em atendimentos assim, buscou-se por tanto se ater além da necessidade de atenção às famílias de indivíduos que possuam necessidades especiais e a atenção ao próprio indíviduo, constatando a necessidade de maior atenção ao despreparo dos profissionais para atuar nesses casos e ainda aos desafios pessoais, psicológicos, morais e éticos que os mesmos enfrentam.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/146
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laryssa_Macêdo_0005440_Nayara_Neves_0006620.pdf502.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.