Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/147
Title: Manejo de comportamento em crianças com ansiedade e estresse em clínica de odontopediatria
Authors: Ferreira, Renan Bezerra (Orientador)
Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Matos, Letycia Braz
Keywords: estresse clínico - odontopediatria
manejo comportamental - odontopediatria
ansiedade - odontopediatria
Issue Date: 16-Apr-2019
Citation: MATOS, Letycia Braz. Manejo de comportamento em crianças com ansiedade e estresse em clínica de odontopediatria. Orientador: Renan Bezerra Ferreira e Letícia Diniz Santos Vieira. 2018. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: A ansiedade, é uma reação do organismo que envolve processos psicológicos, físicos, mentais e hormonais e que ocorre diante da necessidade de uma adaptação a um evento ou situação importante, e o medo, que é um estado apresentado pelo indivíduo em resposta ao objeto ou situação, são manifestações naturais do ser humano, que possibilitam sua existência. Durante o atendimento odontológico crianças podem atingir níveis patológicos destas manifestações, dificultando ou impedindo a execução do tratamento, elevando os custos e a demanda de tempo. O choro, a recusa em abrir a boca, a resistência e até mesmo o vômito são comportamentos dos pacientes odontopediátricos resultantes da incapacidade destes de expressar verbalmente seus sentimentos. As técnicas de manejo de comportamento são ferramentas disponíveis ao cirurgião dentista. A escolha da técnica deve levar em consideração a fase de desenvolvimento da criança e a aceitação dos pais. Para tanto, o dentista deve dispor de habilidade técnica e conhecimento teórico para a escolha e emprego da técnica correta. A presente revisão de literatura teve como objetivo relatar e descrever as técnicas de controle de comportamento em odontopediatria. Conclui-se que o dentista estar apto para determinar o tipo de técnica a ser empregada com base no tratamento a ser realizado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/147
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letycia_Braz_0005027.pdf630.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.