Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1504
Title: Hematoma epidural espinhal: uma revisão de literatura.
Authors: Barbosa, Marcello Oliveira (Orientador)
Luz, Caroline Lemos
Mendes, Mikaelle Teixeira
Keywords: Hematoma epidural
Compressão medular
Paraplegia
Issue Date: 20-May-2022
Citation: LUZ, Caroline Lemos; MENDES, Mikaelle Teixeira. Hematoma epidural espinhal: uma revisão de literatura. Orientador: Marcello Oliveira Barbosa. 2021. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O hematoma epidural espinhal (HEE) é uma patologia rara que envolve uma lesão compressiva no canal vertebral devido a sangramento na região meníngea. Apesar de raro, o potencial de comprometimento funcional é grande devido aos danos neurológicos do hematoma, o prognóstico depende diretamente do grau de acometimento e do tempo de abordagem terapêutica. O objetivo da presente revisão é descrever os aspectos gerais do HEE ressaltando a importância do diagnóstico e do tratamento precoce. O trabalho trata-se de uma revisão de literatura narrativa em que foram selecionados artigos dos últimos 21 anos, de 2000 a 2021, utilizando os descritores “spinal”, “hematoma” e “epidural” nas bases de dados PubMed, MEDLINE, SciELO e Cochrane. Foram revisadas 14 bibliografias, analisando definição, epidemiologia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento do HEE. Portanto, com a grande de morbidade é necessário a rápida intervenção e considerar a individualidade do tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1504
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline Lemos Luz_0009660_Mikaelle Teixeira Mendes_0009836_parcial.pdf93.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.