Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/151
Title: O papel do cirurgião dentista na equipe multidisciplinar de oncologia
Other Titles: The role of the dentist surgeon in the multidisciplinary oncology team
Authors: Carvalho, Claudia Cristiane Baiseredo de (Orientador)
Santos, Luana Costa
Keywords: cirurgião dentista
oncologia
câncer bucal
Issue Date: 17-Apr-2019
Citation: SANTOS, Luana Costa. O papel do Cirurgião Dentista na equipe multidisciplinar de oncologia. Orientador: Claudia Cristiane Baiseredo de Carvalho. 2018. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: O presente estudo objetiva discutir o papel do cirurgião dentista na equipe multidisciplinar de oncologia. Para tanto, como metodologia, emprega a revisão de literatura em artigos de periódicos que discutem o tema em análise. Pela revisão de literatura realizada percebeu-se que o número de sobreviventes de CCP aumentou, devido principalmente à mudança nos fatores de risco para o câncer e aos avanços na terapêutica do câncer e nos cuidados de suporte. Esta população em crescimento requer cuidados orais especializados por pessoal treinado no acompanhamento destes pacientes complexos. Ao final do estudo concluiu-se que apesar de ser um risco baixo não se deve subestimar o risco de contaminação cruzada em consultórios odontológicos. O risco de infecção cruzada deve ser uma preocupação constante para o cirurgião dentista e equipe de saúde bucal. Medidas de biossegurança devem ser adotadas adequadamente a fim de que todos os procedimentos sejam seguros tanto para os profissionais como para o paciente. Assim, oncologistas e dentistas devem colaborar para otimizar os cuidados, bem como aumentar o conhecimento sobre as opções preventivas e terapêuticas para a manutenção da saúde bucal, a detecção do câncer bucal e as condições adequadas de encaminhamento com as vias. Ao final do estudo concluiu-se que a equipe de oncologia deve incluir profissionais de odontologia especializados em manejo de sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço, o que contribuirá para uma melhor prevenção, detecção e tratamento de complicações orais e uma melhor qualidade de vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/151
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana_Costa_0000668.pdf225.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.