Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/153
Title: Identificando a criança problema em odontopediatria: revisão de literatura
Other Titles: Identifying the problem child in pediatric dentistry: literature review
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Ferreira, Renan Bezerra (Orientador)
Cruz, Maria Vanessa Alves da
Keywords: socioemocional - odontopediatria
odontopediatria - infantil
problema infantil - odontopediatria
Issue Date: 17-Apr-2019
Citation: CRUZ, Maria Vanessa Alves de. Identificando a criança problema em odontopediatria: revisão de literatura. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira e Renan Bezerra Ferreira. 2018. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: O conceito de criança problema indica todos os casos de desajustes no caráter, no comportamento e na personalidade da criança. Denomina mais especialmente os casos de desajustamentos psico-sociais, não relacionados com distúrbios mentais ou constitucionais. Este trabalho teve por objetivo revisar a literatura baseada em evidências e elucidar as etiologias dos comportamentos problemas em crianças, e como isso afeta no atendimento odontopediátrico. A etiologia dos comportamentos problemas em crianças é o ambiente em que elas vivem. É o modo dos pais entre si e com os filhos, o ambiente escolar, a vida social e traumas que acabam afetando o estado comportamental e emocional da criança, gerando dificuldades no atendimento odontopediátrico, com crianças não cooperativas. Portanto, o papel do odontólogo é identificar esses comportamentos, e saber lidar com cada caso, utilizando técnicas de manejo, mantendo sempre uma boa comunicação com os pais e a própria criança, tratando sempre com empatia e respeito, tendo assim um bom resultado no tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/153
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Vanessa_0006950.pdf496.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.