Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1533
Title: Utilização do ultrassom pulmonar em pacientes com insuficiência respiratória aguda.
Authors: Petter, Jobe (Orientador)
Correia, Lucas Zampronha
Guimarães, Pedro Paulo Cardoso
Keywords: Ultrassom pulmonary
Insuficiência respiratória
Beira leito
Issue Date: 24-May-2022
Citation: CORREIA, Lucas Zampronha; GUIMARÃES, Pedro Paulo Cardoso. Utilização do ultrassom pulmonar em pacientes com insuficiência respiratória aguda. Orientador: Jobe Petter. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A insuficiência respiratória aguda é uma condição frequente e, caso não seja bem conduzida, com um grande índice de mortalidade. O paciente acometido evolui rapidamente para um quadro de hipóxia, pois há um desequilíbrio na homeostase pulmonar. Como causas comuns, pode-se citar: pneumonia, derrame pleural, edema agudo de pulmão, asma e embolia pulmonar. O diagnóstico da insuficiência respiratória aguda deve ser realizado de maneira efetiva e rápida, para uma menor complicação do quadro. Dessa forma, o ultrassom pulmonar, por não ser invasivo, ser preciso e prático, se apresenta como um ótimo exame de imagem. Examinadores que vão utilizar o ultrassom pulmonar precisam dominar as técnicas de avaliação, utilizando-se de protocolos pré- determinados. O Protocolo BLUE é um dos mais famosos práticos protocolos que possibilita determinar pontos pulmonares, os quais são utilizados para se obter as imagens dinâmicas, avaliadas para o correto diagnóstico. A seguinte revisão narrativa tem como objetivo demonstrar a importância do ultrassom pulmonar, empregando o Protocolo BLUE, na avaliação de pacientes com insuficiência respiratória aguda. Foram selecionados artigos na base de dados PubMed e os critérios de inclusão foram: artigos publicados em inglês, nos últimos dez anos sendo selecionados artigos de revisões sistemáticas, guidelines, meta análises e revisões narrativas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1533
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Paulo Cardoso Guimaraes_0008613_Lucas Zampronha Correia_0008638_parcial.pdf147.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.