Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1536
Title: Desfechos gestacionais após tratamento excisional para lesões intraepiteliais cervicais.
Authors: Freitas, Marta Alves de (Orientador)
Amorim, Gabriela Tomazini Rodrigues Pereira
Peres, Rebeca Mendes
Keywords: Conização;
NIC
Laser
Issue Date: 24-May-2022
Citation: AMORIM, Gabriela Tomazini Rodrigues Pereira; PERES, Rebeca Mendes. Desfechos gestacionais após tratamento excisional para lesões intraepiteliais cervicais. Orientador: Marta Alves de Freitas. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Embora a triagem e o tratamento precoce das lesões pré malignas intra cervicais (NIC) tenham diminuído a taxa de câncer de colo uterino, também foi reconhecida que a as intervenções usadas para controlar a displasia cervical pré-maligna, como procedimento de excisão eletrocirúrgica de alça (CAF), conização com bisturi a frio (CKC) e a laser, são frequentemente implicados a desfechos gestacionais indesejados. Esta revisão narrativa reuniu 19 estudos que evidenciaram o parto prematuro e o aborto espontâneo como as complicações gestacionais mais frequentes decorrentes dos tratamentos excisionais, bem como relataram as principais causas envolvidas, como estenose e incompetência istmo cervical. Dentre as três técnicas, a CAF apresenta menor taxa de desfechos gestacionais negativos, sendo então considerado o método de escolha devido a sua capacidade de erradicar o NIC, possuir melhor controle do tamanho da excisão e as menores
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1536
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebeca Mendes Peres_0008611_Gabriela Tomazini Rodrigues Pereira Amorim_00101336.pdf281.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.