Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1544
Title: Transtorno de personalidade como alteração pós-COVID-19: implicações médicas.
Authors: Masini, Marcos (Orientador)
Tauffer, Sarah Pinheiro
Fonseca, Vitória
Keywords: Transtorno da personalidade
Lobo frontal
COVID-19
Issue Date: 24-May-2022
Citation: TAUFFER, Sarah Pinheiro; FONSECA, Vitória. Transtorno de personalidade como alteração pós-COVID-19: implicações médicas. Orientador: Marcos Masini. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Órgão alvo de constante estudo, o cérebro ainda hoje guarda mistérios envolvendo sua fisiologia e mecanismos de adaptação frente às agressões extrínsecas. Alteração rara, porém, significativa, decorrente de lesão na área frontal desse órgão é o transtorno de personalidade. De etiologia variada, o transtorno ganha destaque nesta revisão por se mostrar como uma consequência tardia da infecção pelo severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2). Dentre as possíveis vias diretas e indiretas de comprometimento do sistema nervoso central (SNC) pelo vírus, a via hematogênica, na qual ocorre principalmente a tempestade de citocinas, se destaca. Desde que foi decretada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, a coronavirus disease 2019 (COVID-19) já causou mais de cinco milhões de mortes em todo o mundo, contando com mais de 243 milhões de casos confirmados. Assim como o cérebro, a doença vem revelando suas particularidades aos poucos à medida que novas pesquisas científicas se apresentam.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1544
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarah Pinheiro Tauffer_0008857_Vitória Fonseca_0008834_parcial.pdf149.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.