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https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/154
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Curado, Marcelo de Morais (Orientador) | - |
dc.contributor.advisor | Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Leite, Raíssa de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-18T00:31:40Z | - |
dc.date.available | 2019-04-18T00:31:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-17 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Raíssa de Oliveira. Abordagem do paciente TEA na clínica odontológica. Orientador: Marcelo de Morais Curado e Letícia Diniz Santos Vieira. 2018. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/154 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) trata de um grupamento de problemas do desenvolvimento neurológico de acordo com um grupo principal de fatores definidores que incluem o convívio social afetado, a comunicação e os modelos comportamentais específicos ou constantes. Um dos primeiros sinais observados no diagnóstico do TEA é a inabilidade de produzir a atenção conjunta, que consiste na ausência de interesse pelo meio ao ser redor e a incapacidade da criança de se comunicar, através do diálogo, suas ações e contato visual. O objetivo deste trabalho, por meio de uma revisão de literatura baseado em evidências científicas, visa abordar o contexto do atendimento odontológico para pacientes com TEA, bem como colaborar na capacitação profissional através de uma abordagem humana, ética e de condutas individualizadas de manejo e adaptação profissional. O manejo odontológico adequado para uma criança com TEA requer uma individualização e uma compreensão aprofundada do perfil comportamental do TEA, englobando diversas técnicas como: PECS, ABA, TEACCH, dizer-mostrar-fazer, distração, dessensibilização, controle de voz, reforço positivo ou recompensa, e modelação. Conclui-se que o papel da educação continuada de profissionais da odontologia e pais é essencial para superar as dificuldades encontradas pela criança com TEA durante a consulta odontológica. | pt_BR |
dc.subject | transtorno do espectro - autista | pt_BR |
dc.subject | assistência odontológica | pt_BR |
dc.subject | capacitação profissional - odontologia | pt_BR |
dc.title | Abordagem do paciente TEA na clínica odontológica | pt_BR |
dc.title.alternative | Approach of the TEA patient in the dental clinic | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Odontologia |
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