Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1568
Title: Óleo de borragem, hidroxitriptofano e vitamina B6 para um tratamento alternativo da síndrome da tensão pré-menstrual: Revisão sistemática.
Authors: Mendes, João Marcos Torres do Nascimento (Orientador)
Costa, Eva Vânia Galeno da
Keywords: Síndrome da tensão pré-menstrual (STPM)
Insumo farmacêutico ativo (IFA)
5-Hidroxitriptofano
Issue Date: 9-May-2022
Citation: COSTA, Eva Vânia Galeno da. Óleo de borragem, hidroxitriptofano e vitamina B6 para um tratamento alternativo da síndrome da tensão pré-menstrual: Revisão sistemática. Orientador: João Marcos Torres do Nascimento Mendes. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A síndrome da Tensão pré-menstrual (STPM) afeta a maioria das mulheres, apresentando sintomas de irritação, dores pélvicas, edemas, e inúmeros outros sintomas, dependendo de cada organismo as respostas hormonais são diferentes, ainda hoje não a um tratamento específico para esta síndrome. O presente trabalho tende a comprovar o uso terapêutico do 5-hidroxitriptofano, piridoxal-5-fosfato e óleo de borragem para um tratamento alternativo da Síndrome da Tensão Pré- Menstrual (STPM). Para seguinte pesquisa foram usados os bancos de dados PubMed (Us National Library of Medicine), Cochrane Library e Google Scholar foram pesquisados em busca de publicações entre 2000 e 2021, a seleção dos estudos foram baseadas em estudos quantitativos, qualitativos, mistos, estudos de metanálises e estudos de casos clínicos. As sínteses de dados demostraram que os estudos de caso, em sua maioria foram do tipo, duplo-cego, randomizado e do tipo aberto, os resultados foram significativos para o Óleo das sementes de borago officinalis L, um estudo do tipo duplo cego com 111 amostras (mastalgia cíclica), obteve-se um resultado 71,4% e 76,4%. 5-HTP, KIOS et al (2017), realizou um estudo do tipo aberto (100 mg de 5-HTP) com 15 participantes (Transtorno depressivo maior (TDM), obteve resultados significativos em 2 semanas. A pontuação HAM-D média diminuiu em 7,5 (4,4) (P <0,00001), uma redução de 60%. Piridoxal- 5-Fosfato (Vitamina B6), Andrade & Colaboradores (2015), realizaram um estudo do tipo randomizado, com 19 amostras (ansiedade), obteve resultados significativos (p <0,005). 5- Hidroxitriptofano, piridoxal-5-fosfato (vitamina B6) e óleo de borragem demonstraram resultados significativos em estudos de metanálises para mastalgia cíclica, transtorno depressivo maior (TDM) e ansiedade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1568
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eva Vânia Galeno da Costa_0005797_parcial.pdf729.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.