Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/157
Title: Tracionamento de canino maxilar ectópico com mini-implante e técnica aberta: relato de caso clínico
Other Titles: Ectopic maxillary canine traction with mini-implant and open technique: clinical case report
Authors: Felix, Marcelo (Orientador)
Dobranski, Adriano (Orientador)
Souza, Thaynara
Keywords: ortodontia corretiva
ancoragem ortodôntica
tratamento - canino maxilar ectópico
Issue Date: 18-Apr-2019
Citation: SOUZA, Thaynara. Tracionamento de canino maxilar ectópico com mini-implante e técnica aberta: relato de caso clínico. Orientador: Marcelo Felix e Adriano Dobranszki. 2018. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: É considerado dente impactado aquele impedido de erupcionar, cujo homólogo esteja erupcionado há pelo menos seis meses. A impacção na região anterior pode ser encontrada em 1 a 2% dos pacientes ortodônticos, geralmente com etiologia multifatorial e com consequências estéticas, funcionais e psicossociais. O objetivo deste trabalho foi relatar o tratamento em uma paciente com 8 anos de idade, portadora de atresia maxilar, mordida cruzada anterior e canino superior direito permanente impactado. A primeira fase do tratamento consistiu em expansão maxilar com disjuntor de Haas. Anos depois, com quase todos os dentes permanentes, o canino maxilar ectópico (13) foi exposto cirurgicamente e tracionado com mecânica segmentada, ancorada em um mini-implante ortodôntico. Concluiu-se que um dente impactado pode ser submetido a vários tipos de tratamento e, quando as possibilidades preventivas e interceptativas se esgotam, a conduta ortocirúrgica é a que fornece melhor prognóstico estético e funcional. Quando o paciente não tem perfil de cooperador, recursos de ancoragem esquelética podem ser valiosos aliados na mecânica ortodôntica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/157
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaynara_Cristina_0001612.pdf756.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.