Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1581
Title: Ação antifúngica de base ungueal aditivada com óleo essencial essencial Syzygium aromaticum (L.) (Cravo da Índia) Sobre Candida albicans.
Authors: Nascimento, Gyzelle Pereira Vilhena do (Orientador)
Henrique, Priscila Lima
Keywords: Antifúngico
Candida albicans
Óleo essencial
Issue Date: 11-May-2022
Citation: HENRIQUE, Priscila Lima. Ação antifúngica de base ungueal aditivada com óleo essencial essencial Syzygium aromaticum (L.) (Cravo da Índia) Sobre Candida albicans. Orientador: Gyzelle Pereira Vilhena do Nascimento. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021
Abstract: Onicomicose é uma infecção fúngica recorrente de questão global e de saúde pública. Essas infecções podem afetar unhas das mãos e pés prejudicando a saúde do paciente e causando desconforto estético, de locomoção ou ainda complicações graves, especialmente em pacientes imunocomprometidos. Em cerca de 30% dos casos, o tratamento sugerido não é satisfatório e, ainda com o uso irracional desses compostos, tem-se uma seleção de microrganismos resistentes aos principais antifúngicos. Este trabalho avaliou a atividade antifúngica do eugenol frente à onicomicose causada por Candida albicans. A avaliação da atividade antifúngica ocorreu de forma individual para cada microrganismo que foi acondicionado na placa de Petri e grupos de controle foram utilizados como parâmetro referencial. Para a avaliação da atividade antifúngica, foi utilizada a metodologia ágar com orifício cada um deles contendo óleo essencial, in natura, solução extrativa, fluconazol e base pura como teste. A verificação da possível atividade antifúngica se deu a partir da formação de halo de inibição nas placas de Petri contendo as amostras testadas. Os resultados obtidos indicam que, após dois anos de conservação, a atividade antifúngica das amostras testadas ante a levedura C. albicans se manteve presente o que pode vir a ser uma alternativa de tratamento de infecções fúngicas ungueais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1581
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila Lima Henrique_0004948_parcial.pdf475.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.