Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1588
Title: O déficit de vitamina D em pacientes oncológicos.
Authors: Mendes, João Marcos Torres do Nascimento (Orientador)
Ferreira, Victor Hugo Gomes
Keywords: Câncer
Déficit de vitamina D
Hipovitaminose
Issue Date: 11-May-2022
Citation: FERREIRA, Victor Hugo Gomes. O déficit de vitamina D em pacientes oncológicos. Orientador: João Marcos Torres do Nascimento Mendes. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021
Abstract: A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que pode ser produzida naturalmente no corpo expondo a pele ao sol, pode ser obtida através de alimentos de origem animal ou vegetal. O câncer é a segunda principal causa de mortalidade nas Américas, o tratamento desta doença vem sendo aperfeiçoado a cada dia fazendo com que as chances de cura aumentem substancialmente. Os níveis séricos de vitamina D podem afetar a incidência, progressão ou o risco de morte pelo câncer. O objetivo do trabalho foi discorrer sobre a relação entre a deficiência de vitamina D e o câncer. Foi realizado uma revisão bibliográfica a respeito do assunto e foram agrupados 19 artigos em um quadro contendo o nome do artigo, o autor, a revista em que foi publicado e o resultado. Os resultados obtidos sugerem que há uma forte relação entre o déficit de vitamina d e o câncer, os artigos demonstraram que a deficiência desta vitamina é predominante em pacientes oncológicos. Evidências observadas nesta revisão bibliográfica sugerem uma possível associação entre a deficiência de vitamina D e o risco de câncer.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1588
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victor Hugo Gomes Ferreira_0005119.pdf731.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.