Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1590
Title: Utilização do bambu na contrução civil: (analise comparativa: implantação de treliça de mabu em verga e contraverga em substituição ai aço).
Authors: Coutinho, Maycol Moreira (Orientador)
Abrantes, Alexandro Alfredo Lima de
Farias, Márcio Romério Pinheiro de
Keywords: Concreto
Bambu
Verga e contraverga
Issue Date: 12-May-2022
Citation: ABRANTES, Alexandro Alfredo Lima de; FARIAS, Márcio Romério Pinheiro de. Utilização do bambu na contrução civil: (analise comparativa: implantação de treliça de mabu em verga e contraverga em substituição ai aço). Orientador: Maycol Moreira Coutinho. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O bambu é um material fácil de encontrar e de se repor, e que pode ter resistência semelhante ao aço, também apresenta elevada resistência mecânica, inclusive à esforços de tração, bem como um rápido desenvolvimento que facilitam na sua renovação, características essas que permitem que vários estudos afirmem a possibilidade de seu uso como material alternativo na construção civil. Neste trabalho, apresenta-se e se discute uma análise experimental utilizando treliças em vergas e contravergas como armadura feitas de bambu em relação as vergas construídas de treliças de aço, sendo estes elementos estruturais, submetidos ao esforço de flexão. Ensaiaram-se doze vergas e contravergas, sendo três armadas com treliça de aço, três armadas com treliça de bambu sem tratamento, três armadas com treliça de bambu com tratamento com verniz e areia média e três com trelia com tramento com NaOH (hidróxido de sódio). Dessa forma, foi observado que as vergas onde as fibras de bambu foram submetidas ao tratamento com verniz e areia média (VBV) tiveram maiores resistência a tensão máxima, obtendo o seu pico máximo no 28° dia de cura do concreto, atingindo a marca de 11,03 MPa antes do seu rompimento, seguida das vergas com bambu sem tratamento (VB) com 10,7 MPa, as vergas de bambu com tratamento alcalino com NaOH (VB-NaOH) alcançaram 9,5 MPa. Já as vergas com aço (VF) com 9,2 MPa, não tiveram um resultado esperado, ficando em todos os testes com indice de ruptura abaixo das vergas de bambu.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1590
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandro Alfredo Lima de Abrantes_0006729_Márcio Romério Pinheiro de Farias_0007352.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.