Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1591
Title: Análise de patologias de pavimentos flexíveis: Estudo de caso Avenida Marginal BR 040 Valparaíso de Goiás - GO
Authors: Silva, Aline Carolina da (Orientador)
Soares, Amanda Kelly Alves
Keywords: Pavimento
Patologia
Drenagem
Issue Date: 12-May-2022
Citation: SOARES, Amanda Kelly Alves. Análise de patologias de pavimentos flexíveis: Estudo de caso Avenida Marginal BR 040 Valparaíso de Goiás - GO. Orientador: Aline Carolina da Silva. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Apesar de o modal rodoviário ser o principal meio de transporte no Brasil, este não recebe investimentos necessários nas atividades de manutenção e restauração dos pavimentos, o que prejudica as estruturas, afetando assim o conforto e a segurança dos usuários das vias. Neste contexto está o município de Valparaíso de Goiás – GO, que possui poucas estruturas de drenagem fazendo com que ocorra, em épocas de chuva, frequentes alagamentos na região seguidos pelo surgimento de patologias nos pavimentos da via. Através de um estudo de caso do quilômetro 2, sentido sul, da Avenida Marginal da BR 040 no município, foram analisadas as patologias para a compreensão e o porquê delas ocorrerem, para entender a influência da drenagem no seu aparecimento e para a análise da correlação drenagem-pavimento. Utilizando-se da Norma 006/2003 do DNIT, foi feito o inventário do estado da superfície do pavimento, para o cálculo do Índice de Gravidade Individual sendo o seu somatório o Índice de Gravidade Global – IGG, que classifica o pavimento e determina a conservação rodoviária a ser adotada. O pavimento estudado foi classificado como péssimo, sendo necessário o recapeamento total. Foi recomendado também a construção de estruturas de drenagem para que novas patologias não venham a aparecer.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1591
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Kelly Alves Soares_0007560.pdf18.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.