Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1592
Title: Estudo comparativo de lajes maciças de concreto armado e lajes lisas de concreto protendido não aderente.
Authors: Torres, Natalia Gonçalves (Orientador)
Araujo, Bruno Hugo de Almeida
Souza, Valgesange de
Keywords: Laje protendida
Laje maciça
Concreto
Issue Date: 12-May-2022
Citation: ARAUJO, Bruno Hugo de Almeida; SOUZA, Valgesange de. Estudo comparativo de lajes maciças de concreto armado e lajes lisas de concreto protendido não aderente. Orientador: Natalia Gonçalves Torres. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise comparativa técnica entre a laje protendida lisa e a laje maciça, bem como, busca falar a respeito das respectivas vantagens e desvantagens. A fim de atender tal objetivo foi estabelecido a seguinte questão norteadora: Quais as diferenças entre a laje maciça e a laje protendida? Para tanto, o presente trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica, que permite resgatar conhecimentos já sistematizados em determinada área. Desta forma, foi realizada uma pesquisa em materiais publicados, livros e trabalhos acadêmicos, que embasaram a discussão aqui proposta. Diante de tudo que foi demonstrado, cabe concluir que a laje lisa protendida teve melhores resultados econômicos e técnicos, mas que outros fatores devem ser levados em consideração, cada sistema construtivo pode se sobressair em relação ao outro, dependendo do meio no qual está inserido e disponibilidade de mão de obra e equipamentos necessários para sua execução.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1592
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Hugo de Almeida Araujo_0007039_Valgesange de Souza_0007361.pdf982.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.