Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1593
Title: Jardim de chuva: técnica compensatória de manejo de águas pluviais urbanas para uma microrregião do município Valparaíso de Goiás (GO).
Authors: Silva, Aline Carolina da (Orientador)
Rocha, Bruno Jerry Brandão
Keywords: Jardim de chuva
Drenagem urbana
SWMM
Issue Date: 13-May-2022
Citation: ROCHA, Bruno Jerry Brandão. Jardim de chuva: técnica compensatória de manejo de águas pluviais urbanas para uma microrregião do município Valparaíso de Goiás (GO). Orientador: Aline Carolina da Silva. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A urbanização sem planejamento, gera impactos negativos nos centros urbanos, esses impactos são sentidos em quase todas as cidades brasileiras. Um desses impactos negativos é o aumento do escoamento superficial que leva a um aumento da frequência de desastres naturais como alagamentos, enchentes e enxurradas. No município de Valparaiso de Goiás não é diferente, a cidade sofre todos os anos com alagamentos e enxurradas, intensificadas pelas ações antrópicas No entanto, o uso de técnicas de drenagem sustentável pode ajudar a reduzir essas problemáticas. Neste sentido, esse estudo objetivou realizar um estudo de viabilidade para a implantação de um jardim de chuva em uma quadra do município de Valparaíso de Goiás. Esse estudo foi feito com o uso de modelagem através do software SWMM. Pôde ser observado uma redução no pico de vazão de 31% e no volume total escoado de 38,8%, valores consideráveis por ser uma técnica de compensação onde o principal objetivo e auxiliar o sistema de drenagem tradicional na captação de águas pluviais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1593
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Jerry Brandão Rocha_0007584.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.