Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoutinho, Maycol Moreira (Orientador)-
dc.contributor.authorLopes, Daniel Sâmeque Ramos-
dc.contributor.authorSilva, Jhonnik Lima-
dc.date.accessioned2022-07-12T17:00:40Z-
dc.date.available2022-07-12T17:00:40Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.identifier.citationLOPES, Daniel Sâmeque Ramos; SILVA, Jhonnik Lima. Aplicações de metodologias de ensino ativas nos cursos de engenharia civil de Instituições de ensino superior privadas. Orientador: Maycol Moreira Coutinho. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1595-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNos dias atuais com a presença crescente de inúmeras tecnologias e o avanço em larga escala do mercado de trabalho, é necessário a discussão sobre as metodologias de ensino utilizadas nas universidades privadas, tema central do estudo em questão. Para começar o debate do presente tema, é necessário entender os diferentes métodos pedagógicos de ensino existentes, portanto será abordado uma revisão literária sobre a visão dos estudiosos frente ao assunto. Serão explanadas as justificativas que demonstram a história e a efetiva propiciação do aprendizado dos futuros profissionais de engenharia, preparados em suas graduações com os métodos de ensino tradicionais, correlacionando-as às metodologias de ensino ativas. Posteriormente se apresentarão alguns métodos ativos de ensino passíveis de aplicação na formação profissional dos discentes dos cursos de engenharia e suas vantagens frente ao aprendizado das disciplinas que compõem a grade formativa das Instituições de Ensino Superior (IES). Por fim, serão abordadas informações obtidas através da aplicação de questionários online, visando analisá-los de forma a permitir discussões acerca da vivência dos professores e alunos universitários no meio acadêmico. Contudo após a análise e discussão dos resultados obtidos, notou-se que assim como abordado em todo o decorrer do presente artigo, as metodologias de ensino ativas se mostram eficientes diante do cenário atual e futuro.pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectMetodologias tradicionaispt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAplicações de metodologias de ensino ativas nos cursos de engenharia civil de Instituições de ensino superior privadas.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Sâmeque Ramos Lopes_0007372_Jhonnik Lima Silva_0007377.pdf390.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.