Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1602
Title: Previsão de custos de projeto construtivo habitacional com uso de ferramentas computacionais.
Authors: Silva, Aline Carolina da (Orientador)
Nobre, Pedro Henrique Xavier
Oliveira, Yara Suyanny Pereira de
Keywords: BIM
AutoCAD
Revit
Issue Date: 16-May-2022
Citation: NOBRE, Pedro Henrique Xavier; OLIVEIRA, Yara Suyanny Pereira de. Previsão de custos de projeto construtivo habitacional com uso de ferramentas computacionais. Orientador: Aline Carolina da Silva. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: As tecnologias têm avançado a cada dia e sua chegou a indústria da construção civil para agregar melhorias . Diante do aquecimento do setor e da constante busca otimização de tempo e eficiência dos empreendimentos, a utilização dos softwares tem contribuído para os desenvolvimentos dos projetos, buscando entender e analisar como alguns deles podem impactar na extração dos quantitativos e, consequentemente, no orçamento final de um empreendimento, Assim, este estudo abordou a aplicação de duas tecnologias CAD e BIM em um projeto construtivo habitacional unifamiliar, desenvolvido através dos softwares AutoCad e Revit, especialmente voltado para a fase final da obra, ou seja, os acabamentos. O terreno escolhido para a projeto possui uma área total de 375,9 m2 sendo que a área residencial construída determinada pelo projeto foi de 174,46 m2. Para a realização deste estudo foram feitos dois projetos, um utilizando a tecnologia 2D e para análise comparativa, uma modelagem do mesmo projeto utilizando o BIM. Foram utilizados para comparação os quantitativos dos acabamentos (pisos, tintas, peças hidrossanitárias, etc) extraídos manualmente do projeto 2D e os quantitativos extraídos automaticamente pelo Revit. Em posterior, ambos foram lançados em uma planilha orçamentária que gerou os orçamentos objetos do estudo discutidos. Através da análise dos quantitativos e resultados finais, foi constatado que a tecnologia BIM fornece quantitativos mais fidedignos do que quando extraídos manualmente. O projeto desenvolvido pelo BIM apresentou uma economia de 5,39%, o que equivale a uma economia de R$ 6.835,84 no orçamento final. Assim, concluiu-se que o BIM, associado aos projetos prévios do empreendimento, traz benefícios além da praticidade, por ser uma tecnologia que descomplica não só o desenvolvimento do projeto, mas o acesso a informação e quantitativos, obtenção de informações com maior qualidade e etc, o que o torna um software mais completo e com maiores funcionalidades.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1602
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Henrique Xavier Nobre_0006556_Yara Suyanny Pereira de Oliveira_0005927.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.