Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1620
Title: O papel da videolaparoscopia no trauma abdominal contuso.
Authors: Petter, Jobe (Orientador)
Nery, Geovana Correia
Keywords: Laparotomia
Ferimentos e lesões
Diagnóstico
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: NERY, Geovana Correia. O papel da videolaparoscopia no trauma abdominal contuso. Orientador: Jobe Petter. 2021. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O trauma contuso tem o baço como órgão mais acometido e tem como principal complicação o choque, o que caracteriza um diagnóstico mais complexo e desafiador. Nesse contexto, a videolaparoscopia pode ser um método utilizado no diagnóstico e tratamento de sangramentos viscerais, se beneficiando da redução do trauma ao corpo e das complicações pós-operatórias. O objetivo do trabalho foi ressaltar os critérios para utilização da videolaparoscopia na lesão contusa bem como comparar seus benefícios e limitações com outros métodos diagnósticos: ultrassom, lavado peritoneal diagnóstico e laparotomia exploratória. Os artigos foram selecionados em bases de literatura de acordo com: o idioma, o ano entre 2000 e 2021 e a sua relevância definida pela leitura de seus título e resumo. O resultado mostra que a indicação da videolaparoscopia se dá segundo a estabilidade do paciente, a tecnologia dos aparelhos e o treinamento do profissional. Mesmo com a diversidade de artigos, é necessária a realização de estudos prospectivos e randomizados para determinar quais os pacientes, vítimas de trauma abdominal contuso, que podem ser diagnosticados e tratados por esse método.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1620
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geovana Correia Nery_parcial.pdf202.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.