Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1625
Title: Papel dos exames de imagem na abordagem do paciente obeso: uma revisão bibliográfica.
Authors: Petter, Jobe (Orientador)
Carvalho, Anna Lecticia Martins de Araujo
Fernandes, Raquel Pimenta
Keywords: Obesidade
Diagnóstico por imagem
Radiologia
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: CARVALHO, Anna Lecticia Martins de Araujo; FERNANDES, Raquel Pimenta. Papel dos exames de imagem na abordagem do paciente obeso: uma revisão bibliográfica. Orientador: Jobe Petter. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este trabalho é uma revisão de literatura que tem como foco relatar a importância e as limitações dos exames de imagem na abordagem médica de pacientes obesos. As bases de dados utilizadas foram: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, MEDLINE/Pubmed, Scientific Eletronic Library Online com os descritores “obesity”, “radiology” e diagnostic imaging”. Os exames de imagem compreendem a categoria de exames que são capazes de avaliar a composição corporal e identificar como está distribuída a partir de reconstruções digitais. O objetivo destes recursos é a confirmação ou exclusão de hipóteses diagnósticas correlacionando-as com o estudo clínico do paciente. Nessa perspectiva, a captação de boas imagens está relacionada a um bom prognóstico na prática médica. Contudo, as máquinas utilizadas nessa etapa diagnóstica apresentam limitações tocantes a capacidade de peso, largura suportadas e potência das ondas emitidas. Dessa forma, condições como peso elevado e aumento de tecido adiposo, podem interferir na realização e na interpretação dos exames de imagem. Em segundo lugar, a obesidade é simultaneamente uma doença, um fator de risco para outras doenças, e um problema de saúde mundial em ascensão. Neste contexto, o número de pessoas que apresentam características incompatíveis com as tecnologias disponíveis para a realização dos exames de imagem é crescente. Diante disso, as particularidades anatômicas das pessoas obesas devem ser reconhecidas para que seja possível indicar o melhor exame disponível, e para interpretar corretamente as imagens obtidas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1625
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anna Lecticia Martins de Araujo Carvalho_Raquel Pimenta Fernandes.pdf192.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.