Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/163
Title: Recidiva de um ameloblastoma após 11 anos do tratamento conservador: relato de caso
Other Titles: Recovery of an ameloblastoma after 11 years of conservative treatment: case report
Authors: Lettieri, Giancarlo Crosara (Orientador)
Queiroz, Lívia Teles de
Keywords: Ameloblastoma unicístico
Marsupialização
Recidiva
Issue Date: 16-Aug-2019
Citation: QUEIROZ, Lívia Teles de. Recidiva de um ameloblastoma após 11 anos do tratamento conservador- relato de caso. Orientador: Giancarlo Crosara Lettieri. 2019. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: ameloblastoma é uma neoplasia benigna que pode ser localmente invasivo, infiltrante e agressivo, que acomete os ossos do complexo maxilomandibular principalmente na região de corpo e ramo andibular¹. O ameloblastoma pode ser classificado como sólido ou multicístico, unicístico e periférico cada um com sua particularidade. Este artigo possui como diferencial um caso clínico de um Ameloblastoma nicísitico em um paciente pediátrico que, após tratamento conservador de sucesso em 2008, apresentou uma recidiva 11 anos após o primeiro atendimento. Através da combinação de biopsia incisional, arsupialização, curetagem com enucleação, solução de Carnoy, o diagnóstico final foi ameloblastoma unicístico plexifome. Em 2019, o paciente retorna com o relato de desconforto na mesma região. Novos pedidos de exames radiográficos foram realizados (panorâmica e tomografia computadorizada) sendo constatado a recidiva da lesão na mesma região anteriormente tratada.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/163
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lívia_Queiroz_0003205.pdf841.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.