Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1635
Title: Encaminhamento nefrológico precoce como forma de prevenção à injúria renal: revisão da literatura.
Authors: Moura, Flávio José Dutra de (Orientador)
Gravina, Guilherme Lamas Guelber
Vitorino, Thiago Callak Teixeira
Keywords: Lesão renal
Encaminhamento
Nefrologia
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: GRAVINA, Guilherme Lamas Guelber; VITORINO, Thiago Callak Teixeira. Encaminhamento nefrológico precoce como forma de prevenção à injúria renal: revisão da literatura. Orientador: Flávio José Dutra de Moura. 2021. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A injúria renal aguda (IRA) é um conjunto de síndromes que cursam com diminuição da filtração glomerular, podendo causar desordens ácido básicas e disfunção do sistema imunológico. Independente da etiologia, ela evolui com a elevação sérica de substâncias nitrogenadas como ureia e creatinina, acompanhada ou não da redução da diurese. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, utilizando-se pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed e na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram utilizados os seguintes descritores padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde (Decs): Acute Kidney Injury, Referral e Nephrology. A pesquisa foi limitada aos artigos publicados nos últimos 10 anos. Encontrou-se 160 artigos relacionados ao tema e 7 foram selecionados para o trabalho. Esse trabalho tem como objetivo compreender a importância da intervenção nefrológica precoce na prevenção do avanço da doença renal para estágios mais avançados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1635
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Lamas Guelber Gravina_Thiago Callak Teixeira Vitorino.pdf147.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.