Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1653
Title: Estudo do comportamento das estruturas de concreto de alto desempenho em condições extremas de temperatura.
Authors: Coutinho, Maycol Moreira (Orientador)
Freire, Alair Pereira
Keywords: CAD
Temperatura extremas
Modelagem
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: FREIRE, Alair Pereira. Estudo do comportamento das estruturas de concreto de alto desempenho em condições extremas de temperatura. Orientador: Maycol Moreira Coutinho. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Estudar o comportamento do concreto de alto desempeno, CAD, em condições de temperaturas extremas é importante pois existem demandas para o uso destas estruturas nessas condições, como por exemplo estruturas de concreto para câmaras frias que são solicitadas a -32oC ou para fornos que são solicitados a 500oC. Para tanto é preciso entender qual o controle produtivo desse concreto e como esse concreto solicitado se comporta sob condições extremas ambientais e de temperatura. Entende se que por meio da pesquisa, da experimentação e da modelagem eletrônica das peças de CAD pode se revelar o comportamento das estruturas nessas condições. Para um melhor tratamento dos objetivos, esta pesquisa foi desenvolvida pela metodologia exploratória usando se como fonte de estudo duas referências bibliográficas na busca e alocação de conhecimentos sobre o comportamento do concreto de alto desempenho quando submetido a temperatura elevada e quando submetido a baixa temperatura, verificados por meio de ensaios não destrutíveis e da modelagem de peças (CAD) em softwares. Este estudo teve como base bibliográfica principal as referências Análise do Comportamento do Concreto de Alto Desempenho (CAD) Quando Submetido a Temperaturas Elevadas e Concreto de Alto Desempenho em Ambientes com Baixas Temperaturas. Verificou-se que a qualidade de um CAD se deve a composição material, em especial, relação água/aglomerante, o controle produtivo do CAD permite prever o comportamento mecânico e material das peças quando solicitadas em condições adversas, por fim, verificou-se que existe pouco material escrito sobre esse assunto, concluindo que existe vasta oportunidade para pesquisa nesta seara.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1653
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alair Pereira Freire.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.