Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1654
Title: Comparativo do custo de diferentes processos construtivos aplicados a projetos MCMV.
Authors: Miranda, Ana Rafaela Sobrinho de (Orientador)
Araújo, Allan Carvalho de
Keywords: Processos construtivos
Orçamento
Minha Casa Minha Vida
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: ARAÚJO, Allan Carvalho de. Comparativo do custo de diferentes processos construtivos aplicados a projetos MCMV. Orientador: Ana Rafaela Sobrinho de Miranda. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O bom alinhamento entre processos construtivos e domínio orçamental no gerenciamento de uma obra por permitir que se alcance os 3 principais resultados desejados em qualquer empresa voltada para o ramo da construção civil: economia, agilidade e maximação de lucros. Este estudo se propõe a quantificar e orçar dois a construção de dois projetos modelo, com características aplicáveis ao programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, baseado em 4 processos construtivos diferentes. Sabe-se que na composição de insumos e mesmo de mão de obra, ha itens particulares de cada processo construtivo, assim com ha itens em comum. O estudo passara pelas etapas de concepção de projeto, projetos estrutural, elétrico, hidráulico e também o mais importante: o orçamento detalhado de cada processo construtivo para cada um dos dois projetos. Desta forma se busca através da comparação entre os orçamentos identificar o processo com o menor custo entre os avaliados, auxiliando e facilitando a decisão de viabilidade econômico-financeira de projetos do tipo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1654
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Allan Carvalho de Araújo.pdf772.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.