Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/166
Title: Doença do bico e das penas em papagaio verdadeiro: relato de caso
Authors: Erbesdobler, Eleonora D'avila (Orientador)
Melo Filho, Alessandro de Andrade
Keywords: Circovírus
Doença - bico do papagaio
Doença - pena do papagaio
Doença - psitacídeos
Psittacine Beak and Feather Disease - PBFD
Issue Date: 2-Sep-2019
Citation: MELO FILHO, Alessandro de Andrade. Doença do bico e das penas em papagaio verdadeiro: relato de caso. Orientador: Eleonora D'avila Erbesdobler. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A doença do bico e das penas dos psitacídeos também conhecida como Infecção de Psitacídeos por Circovírus (Psittacine Circovirus Infection) ou Doença de Psitacídeos por Circovírus (Psittacine Circovirus Disease) é uma doença viral não originária do Brasil, sendo a doença mais comum em psitacídeos na Austrália, pode ser encontrada no mundo inteiro e acomete também aves selvagens provocando danos à fauna e dificultando a preservação das espécies ameaçadas, a mesma vem ganhando todo o país brasileiro e podendo em algum tempo vir a se tornar a calamidade para nossa fauna. A infecção gera distrofia e hiperplasia do folículo das penas, bico e unhas resultando no quadro característico de perda de penas, deformidade no crescimento do bico e das unhas. A infecção causa quatro tipos de quadros clínicos: agudo, superagudo, crônico e silencioso. Este trabalho visa dar uma melhor visibilidade a uma enfermidade um tanto quanto negligenciada, após o atendimento de um papagaio verdadeiro no HVET da UNB sendo que este era um animal com boa saúde e provavelmente se não houvessem os devidos cuidados o mesmo poderia ter sido solto e acabado por infectar outras aves no meio silvestre.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/166
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alessandro_Andrade_0000276.pdf923.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.